A confidencialidade na Medicina Ocupacional

Vamos esclarecer pontos importantes

A confidencialidade na medicina ocupacional é um pilar fundamental para a construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Ao garantir a proteção das informações médicas dos trabalhadores, as empresas demonstram respeito e cuidado com seus colaboradores, fortalecendo a relação de confiança e contribuindo para um melhor desempenho e bem-estar de todos.

Por que a confidencialidade é tão importante?

  • Proteção da privacidade: Ao garantir a confidencialidade, protegemos o direito fundamental à privacidade dos trabalhadores.
  • Fomento da busca por atendimento: A certeza de que suas informações serão mantidas em sigilo incentiva os trabalhadores a procurar atendimento médico quando necessário, sem medo de sofrer algum tipo de preconceito ou discriminação.
  • Construção de um relacionamento de confiança: A confiança entre o médico e o paciente é fundamental para um atendimento de qualidade.
  • Cumprimento da legislação: A confidencialidade das informações médicas é um direito garantido por lei, e o descumprimento dessa norma pode gerar consequências legais para a empresa e para o profissional de saúde.

Quais as leis e normas que garantem a confidencialidade?

  • Lei Geral de Proteção de Dados: a grande maioria das informações obtidas através dos exames médicos são consideradas dados sensíveis;
  • Artigo 76 do Código de Ética Médica: fica proibido revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores inclusive por exigência dos dirigentes de empresa ou de instituições;
  • Lei nº 14.289, de 3 de janeiro de 2022: garante o sigilo sobre a condição de saúde de pessoas com HIV, hepatites crônicas, tuberculose e hanseníase; 
  • Artigo 189 do Código de Processo Civil: garante o sigilo aos dados protegidos pelo direito constitucional à intimidade;

O não cumprimento pode acarretar processos judiciais às empresas e o médico também responde não apenas no âmbito jurídico, mas também no seu respectivo Conselho de Medicina.

Quais são os limites da confidencialidade?

Embora a confidencialidade seja um princípio fundamental, existem algumas situações em que a quebra do sigilo pode ser justificada, como:

  • Quando existem riscos a terceiros: Em casos em que o trabalhador representa um risco para si mesmo ou para seus colegas, o médico pode comunicar a informação às autoridades competentes.

Conte com nossos especialistas na gestão de saúde e segurança do trabalho em sua empresa. Fale conosco através dos canais disponíveis em nosso site!

Compartilhe

Maiores vantagens e benefícios para sua Empresa, valor competitivo e mais saúde para seus colaboradores.

Atuamos em empresas de grande porte, ambientes desafiadores e competitivos.

Entre em Contato

Links Úteis

Orçamentos

Serviços